E-net Security - Um mundo virtual mais seguro para voce
NOTÍCIAS RELACIONADAS  
Localização  |  Contato  |  Home ENGLISH | PORTUGUÊS
Perdeu dados sensíveis?
G1 08/05/2012

Leia mais | Compartilhe   

O vazamento de fotos de cenas íntimas de outras pessoas na internet pode gerar multa de indenização de mais de R$ 100 mil a quem espalhou os dados, segundo o advogado Renato Opice Blum, especialista em direito digital. Ele explica que isso pode ser considerado um caso de danos morais do ponto de vista do direito civil – o juiz fixa o valor da indenização caso a caso.

Os problemas causados pela perda de dados sensíveis voltaram à discussão após o vazamento de fotos da atriz Carolina Dieckmannnua. Opice Blum conta que milhares de casos do tipo já foram julgados pela Justiça brasileira.

Investigação de casos

A principal maneira para investigar esses casos é a busca da origem das fotos, explica Wanderson Castilho, especialista em crimes digitais e autor do livro "Manual do Detetive Virtual". Castilho também já trabalhou com investigações de crimes do tipo.

"A pessoa pode até retirar alguns de seus dados da internet, mas ainda é possível identifica-la”, explica. Segundo ele, dá para detectar a rede que foi usada pelo suspeito – em uma empresa, em uma lan house ou na própria casa dele.

As pessoas que espalham esses dados ilegalmente, conta ele, sabem que estão cometendo um delito. “Normalmente elas acabam usando a rede Wi-Fi de um vizinho, por exemplo”, conta. “Para encontrar a origem, não é preciso apenas identificar a rede, e sim o usuário que acessou”.

Castilho lembra de um caso que investigou em que um jovem de 22 anos estava usando a rede de seus vizinhos, um casal de idosos, para espalhar fotos sensuais da namorada. “Chegamos na casa e, de cara, percebemos que havia algo errado. Monitoramos a rede deles e percebemos que o jovem estava acessando”, lembra.

« Voltar

Localização | Contatos | Home  
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA E-NETSECURITY / POLÍTICA DE SEGURANÇA E-NETSECURITY / FALE CONOSCO 41 3014-3101
CONHEÇA BATI, CONCEITUADO INSTITUTO DE ANÁLISE COMPORTAMENTAL DOS EUA, ESPECIALISTA EM DETECTAÇÃO DE MENTIRA www.liedetection.com