E-net Security - Um mundo virtual mais seguro para voce
NOTÍCIAS RELACIONADAS  
Localização  |  Contato  |  Home ENGLISH | PORTUGUÊS
O perigo à distância de um clique
Rádio Novo Tempo 11/05/2012

Leia mais | Compartilhe   

Se por um lado a internet é o ‘terreno das oportunidades’, por outro pode ser um espaço repleto de perigos. Quanto mais a internet se espalha, mais a privacidade das pessoas diminui. Ainda mais com certos recursos tecnológicos ao alcance de todos.

Na entrevista de hoje vamos conversar com o perito em crimes virtuais, Wanderson Castilho, que especializou-se em desvendar crimes eletrônicos há dez anos. Castilho dá dicas de como se preservar na internet e os cuidados que temos que tomar no mundo virtual.

Rádio Novo Tempo – Quais são os crimes virtuais mais praticados?

Wanderson Castilho - Hoje sem duvida nenhuma é a difamação, em questão numérica, porque a internet se tornou tão popular e o número de usuários aumentou consideravelmente e as pessoas que não estão com a consciência digital, acham que podem compartilhar suas fotos ou enviar fotos de outras pessoas, escrever o que quiserem em blogs ou email e não sabem que estão cometendo crime de difamação contra terceiros. Ou sabem e acham que nunca vão ser identificados porque a internet é uma terra sem lei. O que não e verdade.

Rádio Novo Tempo – Fotos, textos, documentos meus vazaram na internet e agora?


Wanderson Castilho - É preciso saber que tipo de documentos são esses. Você tem o direito de recorrer à justiça para identificar o autor e também para remover essas fotos da onde possam estar. Esse é o direito seu como cidadão. Então registrar um boletim de ocorrência para esses arquivos é muito bem valido. Você estará exercendo seu dever civil como cidadão e procurando seus direitos. Normalmente não é uma coisa simples nem tão pouco barata. Como nós não temos leis especificas para o crime eletrônico o estado como um todo não esta tão bem preparado para isso. Então há necessidade de buscar um advogado, um perito digital, que irá ajudar consideravelmente na resolução do caso.

Rádio Novo Tempo – Como rastrear? É possível antecipar as ações dos bandidos?

Wanderson Castilho - No mundo virtual tudo o que e feito deixa rastros, quase 99% dos casos é possível fazer a identificação. Claro que tem alguns entraves jurídicos, mas é mais fácil identificar um crime eletrônico do que um crime no mundo físico.

Rádio Novo Tempo – Como posso me proteger na internet? O que evitar?


Wanderson Castilho - O que eu recomendo para que você tenha as suas informações mais seguras é que elas estejam criptografadas, protegidas, privadas. Vamos supor não quer dizer que não posso registrar minhas fotos intimas? Claro que pode todo mundo pode sem problema nenhum, é normal. O que não é normal é uma pessoa sair divulgando as fotos por ai. Mas se você puder usar no seu dia a dia essa proteção com os seus documentos, seja imagens intimas, os seus extratos de banco, suas senhas, seu imposto de renda, maior vai ser a segurança sua. Não existe segurança 100% isso é um fato. Mas se você puder proteger, existem softwares gratuitos na internet que podem ser aprendidos para aumentar seu nível de segurança. E mesmo quebrando o computador, mandando em assistência técnica, sendo roubado, vendendo, os arquivos vão estar lá, vão estar protegidos, a pessoa pode ate ter acesso, mas não vai conseguir identificar porque ele esta com maior segurança.

Rádio Novo Tempo - Mudando para o universo adolescente e infantil. Como proteger as crianças na internet?


Wanderson Castilho - Eu aconselho sempre aos pais e não é desculpa para pai algum dizer que o filho sabe muito mais que ele, seria a mesma coisa que dizer que o menino é mais jovem e corre mais rápido então eu não posso educá-lo. Não faz sentido eu falar isso, o monitoramento e o bloqueio de acessos e a impunidade dos seus filhos ele é de extrema necessidade. Hoje e mais fácil um pai estar trabalhando e saber o que o seu filho esta fazendo porque antigamente o filho saia e ele não tinha mais controle, o vizinho, um amigo que contava o que viu e tal… agora pela internet ele pode receber relatório, o que o seu filho esta conversando e isso não é uma invasão de privacidade do filho é um dever civil e jurídico do pai, ele é o responsável legal pelo filho, tem que saber o que seu filho faz no computador em casa com a porta fechada. O computador não tem que ficar no quarto dele, tem que ficar em um espaço em comum, um lugar que os responsáveis possam olhar e ver o que esta acontecendo. Sempre que tiver esse monitoramento ele vai saber os problemas que o filho esta tendo acessando a internet.

Rádio Novo Tempo - Alguns sites e redes sociais como Google Earth, Foursquare e Facebook oferecem a opção de marcar as pessoas, seu nome, o local onde estão, qual o risco dessas utilidades?

Wanderson Castilho - Acaba colocando uma exposição. Se o adulto ou adolescente não tem essa consciência, o pai não avisa, não procura se informar com isso acaba expondo ele a própria família, amigos. Existe um caso de um cliente meu que acabou viajando e publicou no twitter olha estou indo viajar e volto daqui uma semana. A casa dele foi assaltada e quanto voltou, ele recebeu um DM pelo próprio twitter dizendo obrigada trouxa quando for viajar avise novamente. Então o próprio ladrão sabia que a casa dele não tinha ninguém por que ele mesmo avisou.

« Voltar

Localização | Contatos | Home  
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA E-NETSECURITY / POLÍTICA DE SEGURANÇA E-NETSECURITY / FALE CONOSCO 41 3014-3101
CONHEÇA BATI, CONCEITUADO INSTITUTO DE ANÁLISE COMPORTAMENTAL DOS EUA, ESPECIALISTA EM DETECTAÇÃO DE MENTIRA www.liedetection.com