E-net Security - Um mundo virtual mais seguro para voce
NOTÍCIAS RELACIONADAS  
Localização  |  Contato  |  Home ENGLISH | PORTUGUÊS
Golpes são ameaça para varejo
Portal Lyderis 29/10/2012

Leia mais | Compartilhe   

Especialista ensina como proteger os terminais da sua loja para evitar golpes de clientes e funcionários


Redação Lyderis

Segundo um estudo da Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), os consumidores preferem utilizar os meios de pagamentos eletrônicos devido à segurança, agilidade, praticidade e exigência do comércio. A projeção é que até o final de 2012 o número de transações chegue a 9,7 bilhões, gerando uma movimentação financeira de R$ 812,8 bilhões, com crescimento de 21% em relação a 2011. 

No entanto, mesmo com o crescimento da prática, muitos varejistas têm medo de instalar máquinas de cartões e os que possuem o equipamento têm uma preocupação constante com fraude e violações e dados. 

De acordo com o especialista em segurança digital Wanderson Castilho, existem maneiras simples e de pouco custo para se proteger de golpes. “Boa parte da proteção deste tipo de crime cabe ao estabelecimento que detêm a máquina de cartão. Vistorias diárias nessas máquinas para conferir o número serial da máquina e testes de compras simulados são exemplos de como realizar uma prevenção eficaz”, explica o Castilho. 

Castilho afirma que quando os bandidos se passam por clientes o golpe mais comum é usar cartões roubados ou clonados, já quando o crime é cometido por funcionários o mais usual é colocar valores acima da compra real para aumentar a comissão e realizar a troca de máquinas verdadeiras por equipamentos de clonagem de cartão. “Por isso é importante realizar inspeções diárias e verificar com muita atenção os dados da máquina”, diz Castilho. 

A rotatividade de pessoas e funcionários no varejo também significa uma situação de risco, pois o funcionário pode ter acesso privilegiado ao sistema, pode se aproveitar dessa situação para roubar dados e sabotar os sistemas de transações depois que estiver em outra empresa. Portanto, é fundamental ter controle destes dados e mantê-los em segurança.

O consumidor também pode tomar medidas para evitar golpes nos meios de pagamentos eletrônicos. “Recomendo sempre se informar em sites e jornais sobre os novos golpes que os bandidos estão aplicando, como também pedir à empresa de cartão de crédito que ative a função de envio de mensagens pelo celular imediatamente após o uso do seu cartão”, aconselha o especialista.

« Voltar

Localização | Contatos | Home  
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA E-NETSECURITY / POLÍTICA DE SEGURANÇA E-NETSECURITY / FALE CONOSCO 41 3014-3101
CONHEÇA BATI, CONCEITUADO INSTITUTO DE ANÁLISE COMPORTAMENTAL DOS EUA, ESPECIALISTA EM DETECTAÇÃO DE MENTIRA www.liedetection.com