E-net Security - Um mundo virtual mais seguro para voce
NOTÍCIAS RELACIONADAS  
Localização  |  Contato  |  Home ENGLISH | PORTUGUÊS
Previna-se contra os crimes virtuais
Gazeta do Povo 02/11/2012

Leia mais | Compartilhe   

Delitos na internet atingiram meio bilhão de pessoas no planeta em 2011; especialistas dão oito dicas para ter mais segurança

Os crimes na internet causam anualmente um prejuízo de R$ 16 bilhões no Brasil. A estimativa é de um estudo recente da Norton/Symantec, empresa líder mundial em soluções de segurança para computação, que ouviu 13 mil internautas no mundo, com idade entre 18 e 64 anos. A pesquisa, publicada em outubro, revela que a cada segundo 18 pessoas são vítimas de algum tipo de crime na rede – no ano passado, 556 milhões de pessoas teriam sido afetadas.

Os levantamentos têm mos­­trado ainda que os ataques virtuais são cada vez mais frequentes, sofisticados e difíceis de combater. Não à toa, governos e empresas têm investido mais em ações de prevenção e combate. Mas é o usuário comum quem mais precisa se proteger.

Segundo o advogado Jair Jaroleto, especialista em Direito Penal e crimes na internet, a difamação lidera os casos de crimes virtuais no Brasil. “Isso porque as pessoas esquecem que escrever nas redes sociais é similar a escrever em um outdoor”, diz ele.

Para o fundador do Insti­tuto Brasileiro de Pesquisa em Crimes Cibernéticos e especialista no combate aos delitos virtuais, Wanderson Castilho, evitar a difamação passa por limitar os dados publicados nas redes sociais pelo usuário. “Procure sempre seu nome em sites de busca para ver se alguém está usando suas informações”, aconselha o especialista.

Segundo Castilho, os crimes mais graves, como pedofilia e tráfico de drogas, têm utilizado uma rede paralela na internet, fechada e com o uso de informações criptografadas. “Porém, ainda é preciso ficar de olho ao que crianças e adolescentes fazem no mundo virtual, pois elas são os principais alvos desse tipo de criminoso on-line”, diz ele.

« Voltar

Localização | Contatos | Home  
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA E-NETSECURITY / POLÍTICA DE SEGURANÇA E-NETSECURITY / FALE CONOSCO 41 3014-3101
CONHEÇA BATI, CONCEITUADO INSTITUTO DE ANÁLISE COMPORTAMENTAL DOS EUA, ESPECIALISTA EM DETECTAÇÃO DE MENTIRA www.liedetection.com