E-net Security - Um mundo virtual mais seguro para voce
NOTÍCIAS RELACIONADAS  
Localização  |  Contato  |  Home ENGLISH | PORTUGUÊS
Perfil falso
CBN 14/10/2013

Leia mais | Compartilhe   

Wanderson Castilho: Como reconhecer um perfil falso em uma rede social

Entre 2005 e 2011, a população brasileira de 10 anos ou mais de idade cresceu 9,7%, enquanto que o contingente de pessoas nessa faixa etária que utilizaram a internet aumentou 143,8% e o das que tinham telefone móvel celular para uso pessoal cresceu 107,2%. É o que mostram os resultados do suplemento “Acesso à internet e Posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pessoal” da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2011.

 

A partir desses dados divulgados recentemente pelo IBGE, é fácil deduzir que temos um volume notável de novos usuários na internet e em especial das redes sociais. Mas ao mesmo tempo em que cresce o número de usuários “reais”, também se incrementa, e de forma exponencial, os perfis falsos nessas redes – os chamados “fakes”, fazendo muitos internautas vítimas de ações maldosas.

 

Criar um perfil falso não é reconhecido como crime em nosso Código Penal e também não é, por parte da empresa proprietária da rede social, um tema que seja tratado com severidade. Essas empresas acreditam que é muito difícil identificar se os perfis de seus usuários são ou não são falsos. Pois, o registro que a empresa efetua não requer qualquer comprovação oficial, o que facilita o cadastro de pessoa com más intenções.

 

Pela minha experiência profissional, estimo que, para cada perfil verdadeiro ou “real”, exista no mínimo outro criado falsamente. Nas perícias digitais que realizo é muito comum encontrar pessoas com vários perfis “fakes”. Dentre os casos que estudei, cheguei a localizar uma mesma pessoa com 53 perfis. Portanto, ao usuário que utiliza a rede social de forma séria, resta a pergunta: como identificar um perfil falso?

 

Ora, não é uma tarefa muito fácil, porém temos tido sucesso em quase 95% dos casos investigados. Na minha metodologia de trabalho parto de algumas características dos adeptos dessa condenável prática. Primeiro, analiso e o perfil está aberto ou fechado – se estiver aberto, devemos investigar se as fotos que estão no perfil são exclusivas, ou seja, se não estão espalhadas pela internet; se encontrarmos fotos idênticas pela internet, já temos um grande indício de que a pessoa se apropriou dessas fotos e as colocou no perfil investigado, pois um perfil verdadeiro posta fotos pessoais e exclusivas.

 

Segundo, fazemos uma análise da frequência dos “posts”: em que dias; em quais horários; qual o conteúdo; e se o investigado segue certa coerência, tanto nos conteúdos quanto na linguagem utilizada. É importante também, “bisbilhotar” os comentários das pessoas que são amigas do perfil estudado – principalmente se são coerentes com os “posts” publicados. Perfil falso raramente tem comentários.

 

Terceiro, temos que nos certificar se existem amigos e parentes que estão dentro do ciclo de amizades daquele perfil e se esses amigos e parentes também compartilham os mesmos círculos de amizade. Por último, é bom dar uma busca pelo Google no nome pelo qual a pessoa se identifica, caso não seja por apelido, e cruzar as informações do perfil com aquilo que for encontrado, profissão, parentesco, idade, local de trabalho e moradia, por exemplo. É lógico que uma investigação completa é bem mais complexa do que isso, mas tomando esses cuidados creio que o usuário das redes sociais pode evitar muita dor de cabeça. 

 

Lembre-se também que ter um número enorme de seguidores na rede social pode indicar popularidade, mas identicamente pode mostrar que o usuário está em situação temerária e exposto à ação dos “fakes”. O melhor de tudo é a racionalidade: aceitar como amigo somente quem se conhece ainda é a melhor medida preventiva nas redes sociais.

« Voltar

Localização | Contatos | Home  
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA E-NETSECURITY / POLÍTICA DE SEGURANÇA E-NETSECURITY / FALE CONOSCO 41 3014-3101
CONHEÇA BATI, CONCEITUADO INSTITUTO DE ANÁLISE COMPORTAMENTAL DOS EUA, ESPECIALISTA EM DETECTAÇÃO DE MENTIRA www.liedetection.com