E-net Security - Um mundo virtual mais seguro para voce
NOTÍCIAS RELACIONADAS  
Localização  |  Contato  |  Home ENGLISH | PORTUGUÊS
Cuidado ao acessar Wi-Fi gratuita
R7 08/06/2014

Leia mais | Compartilhe   

Usuário precisa ter muito cuidado ao acessar Wi-Fi gratuita, afirmam especialistas

Hackers podem usar redes abertas para roubar dados de internautas descuidados

 

Oferecer pontos de internet gratuitos via Wi-Fi por toda a cidade é uma ótima ideia para facilitar a vida dos cidadãos e turistas. Entretanto, é preciso ter cuidado na hora de acessar redes abertas, para não cair nas mãos de criminosos que podem se aproveitar da empolgação dos internautas conectados.

Programas como o WiFi Livre SP, da Prefeitura de São Paulo, oferecem uma velocidade tentadora para acesso à redes sociais, vídeos e aplicativos. O estrago pode ser grande: furto de senhas e informações privadas, invasão de perfil em redes sociais, acesso a e-mails e transação bancária do usuário são alguns dos exemplos citados pelo especialista em segurança digital e detetive virtual Wanderson Castilho.

Apesar de "quebrar um galho" nos passeios e para consulta de informações rápidas, Castilho não considera seguro o uso de internet aberta no dia a dia.

— Para conexões importantes com transações bancárias, troca de e-mails importantes de negócios e outros de cunho sigiloso, não é recomendável usar redes abertas, são muito mais vulneráveis.

O especialista em segurança ainda recomenda que os usuários façam uso da tecnologia VPN (Virtual Private Network, rede virtual privada, ou seja, conexão criptografada), usarem senhas fortes e antivírus nos dispositivos, mesmo que seja um celular ou tablet.

Redes falsas

De acordo com comunicado da Prefeitura de São Paulo, as redes sem fio são "frágeis" para a ação de criminosos.

— A frequência em que opera o Wi-Fi é relativamente frágil para operações que exijam alto nível de sigilo e segurança, como é o caso da ação de criminosos virtuais. Para situações atípicas, a solução de monitoramento do serviço prevê detecção de incidentes.

O diretor da companhia de segurança alemã Curesec, Marco Lux não concorda. Lux explica que os hackers podem aproveitar a conexão com a rede aberta para rastrear o fluxo de dados trocados com a rede sem fio, incluindo senhas, logins e outras informações sensíveis.

— É preciso ter atenção com redes falsas. Um hacker configura um roteador próximo de um ponto de internet aberta e cria uma conexão com o nome parecido. A partir do momento que você se conectar, ele vai verificar toda sua navegação e enviar mensagens que podem instalar programas maliciosos no seu dispositivo. É relativamente simples, tudo que o criminoso tem que fazer é "ser o cara legal da internet gratuita".

« Voltar

Localização | Contatos | Home  
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA E-NETSECURITY / POLÍTICA DE SEGURANÇA E-NETSECURITY / FALE CONOSCO 41 3014-3101
CONHEÇA BATI, CONCEITUADO INSTITUTO DE ANÁLISE COMPORTAMENTAL DOS EUA, ESPECIALISTA EM DETECTAÇÃO DE MENTIRA www.liedetection.com