E-net Security - Um mundo virtual mais seguro para voce
NOTÍCIAS RELACIONADAS  
Localização  |  Contato  |  Home ENGLISH | PORTUGUÊS
Falta de leis para hackers
O Estado do Paraná 05/07/2011

Leia mais | Compartilhe   

Falta de leis específicas dificulta penalização dos hackers

Mensagens falsas no Twitter do canal de TV Fox, nesta segunda-feira (4), noticiando a morte do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e as invasões ocorridas na semana passada em sites do governo federal indicam a necessidade de investimentos em segurança quando o assunto é a internet.

Mas esses “piratas” que derrubaram sites oficiais e até conseguiram entrar em e-mails da presidente Dilma Rousseff, não agiram de uma forma organizada para planejar o ataque. O perito em crimes digitais Wanderson Castilho esclarece que, nestes casos, se tratam de jovens de classe média alta, com idades entre 14 e 22 anos.

A pergunta que fica no ar é: o que eles querem, afinal? A resposta é simples: “Eles são como pichadores. Buscam imprimir a sua marca, mas neste caso no ambiente virtual. A principal intenção é ter visibilidade”, afirma Castilho. Ao contrário do que muita gente pensa, os hackers que acabam identificados são garotos com conhecimentos específicos que descobrem falhas nos sistemas de segurança. “Na maioria das vezes, eles não usam ou roubam as informações; apenas veem ali uma maneira de serem vistos”, comenta o especialista.

O perito explica que o hacker que comete crimes cibernéticos é mais especializado. “Eles entram e saem das páginas e sistemas sem ser notados. Assim, acabam gerando grandes prejuízos, principalmente em bancos ou lojas virtuais”, aponta.

Castilho ressalta que a falta de leis específicas que tratem do crime eletrônico dificulta a penalização dos hackers. “Não sabemos o que fazer com quem desconfigura um site. Isso torna a lei falha. É difícil para o governo punir quem comete esse tipo de crime”, avalia.

« Voltar

Localização | Contatos | Home  
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA E-NETSECURITY / POLÍTICA DE SEGURANÇA E-NETSECURITY / FALE CONOSCO 41 3014-3101
CONHEÇA BATI, CONCEITUADO INSTITUTO DE ANÁLISE COMPORTAMENTAL DOS EUA, ESPECIALISTA EM DETECTAÇÃO DE MENTIRA www.liedetection.com