E-net Security - Um mundo virtual mais seguro para voce
NOTÍCIAS RELACIONADAS  
Localização  |  Contato  |  Home ENGLISH | PORTUGUÊS
O que fazer se você for hackeado?
Época 13/07/2011

Leia mais | Compartilhe   

Fique atento ao seu computador, e principalmente aos sinais de que ele foi invadido, porque no caso de um hacker usar sua máquina para cometer um crime, quem responde em um processo também é o dono do PC

As recentes investidas hackers a sites do governo federal, páginas de bancos internacionais, às redes do videogame Playstation e até ao site do FBI têm assustado as pessoas. Os ataques tiveram como alvo sites importantes, mas o medo de ser hackeado existe em todos os lugares. Os brasileiros devem temer realmente esses hackers? A advogada especialista em crimes cibernéticos Patrícia Pinheiro diz que sim. Sabe por quê? Esse criminosos podem até não querer invadir o seu computador, mas podem usá-lo para cometer outros crimes. E quem pode pagar por isso é você.

“É importante o usuário comum buscar informação sobre como ele consegue navegar com segurança e como pode usar os equipamentos de forma correta. Ele tem o lado dele na responsabilidade. Ele deve cuidar da sua própria máquina; se é dono de um computador usado em um crime, ele tem responsabilidade como proprietário”, afirma Patrícia.

De acordo com a advogada, é importante que a pessoa mantenha sua máquina atualizada e fique atenta às ameaças o tempo todo. Criminalmente falando, o usuário pode até sair sem culpa em um processo de crime cibernético, mas em um processo civil ele pode ser considerador negligente ou conivente com o hacker. Algo como se você, por deixar seu computador desatualizado, tivesse facilitado a entrada do invasor e fosse, portanto, uma espécie de cúmplice no crime.

Mas como saber se seu computador foi hackeado? “Não tem como saber isso”, afirma o perito em crimes digitais Wanderson Castilho. Pelo menos, se o usuário comum não tiver conhecimentos na área. “Os hackers têm a capacidade de entrar e sair de sistemas e servidores e se tornarem invisíveis”, diz Castilho. Por isso, afirma, é até possível detectar uma invasão, mas apenas por auditorias e testes online. “Através dessas ferramentas, detectam-se brechas no sistema e a partir daí são aplicadas medidas de segurança sobre essas brechas.”

« Voltar

Localização | Contatos | Home  
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA E-NETSECURITY / POLÍTICA DE SEGURANÇA E-NETSECURITY / FALE CONOSCO 41 3014-3101
CONHEÇA BATI, CONCEITUADO INSTITUTO DE ANÁLISE COMPORTAMENTAL DOS EUA, ESPECIALISTA EM DETECTAÇÃO DE MENTIRA www.liedetection.com